Terapia, um convite ao autocuidado

Novembro 28, 2024by Rafael Dantas
“Será que eu preciso de terapia?”


Em algum momento essa pergunta já deve ter passado por sua mente, especialmente nos últimos anos onde o cuidado com a saúde mental tem ganhado destaque: atletas, artistas, políticos e até mesmo pessoas próximas a nós têm falado sobre o tema.

Mas afinal, será mesmo que você precisa de terapia?

Antes de responder a essa pergunta, me atrevo a lançar outra: “você sabe o que de fato é terapia?” 

 

Sessão de terapia

Terapia, ou psicoterapia é uma ferramenta dentro da caixa [de ferramentas] da ciência Psicologia. Essa área do conhecimento tem se dedicado a estudar os fenômenos da mente humana e as suas repercussões – sejam elas no corpo, nas relações ou ainda nos comportamentos.

Pareceu complicado? Vou simplificar: a Psicologia surgiu com a missão de compreender e tratar a angústia humana, seja ela de causas fisiológicas, sociais, familiares, comportamentais ou puramente psíquicas.

É importante salientar que muitas atividades podem ter um caráter terapêutico, como por exemplo: praticar atividade física, viajar ou ter um pet. Todavia, nada disso representa a terapia propriamente dita. Perceba que a terapia é uma técnica desenvolvida a partir de critérios científicos, baseada em estudos e pesquisas que são frequentemente revisados por uma ampla rede de pesquisadores ao redor do mundo. Esse esforço científico busca compreender e solucionar o sofrimento humano, a partir de procedimentos seguros e eficazes, aplicados por profissionais devidamente capacitados e habilitados.

Agora que você já tem uma breve noção do que é terapia, voltemos a pergunta inicial.

 

Sessão de terapia

“Será eu que preciso de terapia?”

Se você tem atravessado algum tipo de angústia, cuja compreensão parece escapar do seu alcance ou cuja resolução parece fora de perspectiva, então eu diria que SIM.

É importante mencionar que todos estamos sujeitos a diversos tipos de sofrimentos que são inerentes à condição humana, não sendo promessa da terapia que alcancemos uma vida livre de problemas. Entretanto, conseguir lidar melhor com a vida que temos, mesmo não sendo ela perfeita, é possível.

O processo terapêutico é, sobretudo, um ato de autocuidado e de amor próprio. É uma jornada na qual se descobrem novas maneiras de viver e de atribuir significado as experiências que a vida nos apresenta. Uma boa dose de coragem e uma ainda maior de comprometimento são sempre necessárias nesse processo.

× Fale comigo