BEM-VINDO!

Terapia de Casal

Não há relação perfeita, mas é perfeitamente possível viver uma relação saudável!
bt_bb_section_bottom_section_coverage_image
Rafael Dantas, Psicólogo.

Sobre mim


Meu nome é Rafel Dantas, tenho 38 anos e sou Psicólogo Clínico. Realizo atendimentos a adultos e casais – presencial ou online, em português ou inglês. Sou Graduado em Psicologia e também na área de computação. Entre 2014 e 2015 me aventurei no desafio de imigrar e fiz parte da minha formação acadêmica nos EUA. Sempre senti o desejo de atuar no cuidado a pessoas e através da Psicologia concretizei esse desejo.

TERAPIA DE CASAL: O QUE É?

 

Muito diferente da terapia individual, onde geralmente há uma ênfase no conhecimento de si [autoconhecimento], a Terapia de Casal te capacita a conhecer esse “Outro Alguém” com quem você decidiu compartilhar a vida e a compreender a dinâmica estabelecida por vocês nesse arranjo chamado "relacionamento". Embarcar nessa jornada é um ato de coragem, que deve vir acompanhado por um sincero interesse em compreender os caminhos e as decisões que trouxeram vocês, até aqui.

 

TERAPIA DE CASAL: COMO?

 

 

  • 1ª ETAPA
  • 2ª ETAPA
  • 3ª ETAPA
  • 4ª ETAPA
  • 5ª ETAPA

Decisão

Iniciamos o processo terapêutico indo de encontro a duas questões fundamentais: “queremos seguir juntos?“ e “o que fazer?“. É a partir do enfrentamento dessas duas questões, que firmamos uma série de compromissos terapeuticos que serão fundamentais para o bom andamento do processo.

Incêndio

Nessa etapa, trabalhamos para dar voz a dor de cada um de vocês. Criamos um ambiente onde a fala e a escuta se tornem possíveis. É aqui onde serão abordados os principais focos de conflitos e desentendimentos e também onde iremos pactuar os primeiros ajustes na relação.

Símbolos

Apesar de viverem juntos, compartilharem sonhos, propósitos e um grande afeto, cada um ainda mantém sua maneira particular de vivenciar o mundo – a isso damos o nome de “construção simbólica“. Palavras, atitudes, mudanças, bons ou maus momentos: cada uma dessas vivências é experimentada a partir do repertório simbólico que cada um de vocês dispõe internamente. Nessa etapa, iremos descobrir e compreender esse “idioma desconhecido“ que o outro carrega dentro de si.

Comunicação

A partir da compreensão do “Outro“ e dos seus respectivos símbolos, é possível aprimorar a comunicação. Nessa etapa, iremos “desaprender para aprender. É aqui que desenvolveremos uma nova maneira de ouvir e comunicar, compreendendo e respeitando os limites e as potencialidades que cada um carrega consigo.

Encerramento

É aqui que se materializa tudo que foi realizado durante o processo terapêutico. Nessa última etapa aprendemos novos papéis e construímos uma nova maneira de lidar com o “Outro“, sem tantos conflitos e mágoas, tornando a convivência saudável uma possibilidade real.
Tantos anos juntos, sem nunca nos darmos conta de que falávamos línguas diferentes; foi aí que falhamos e a partir daí que recomeçamos.
RAFAEL DANTAS
Psicólogo CRP 11/22324
bt_bb_section_top_section_coverage_image
bt_bb_section_bottom_section_coverage_image
× Fale comigo